Educação Infantil

O Currículo concebido pelo Jeito Piedade de Educar busca promover o desenvolvimento de competências de natureza acadêmica, tecnológica, política, social, pessoal e ético-valorativa. A aprendizagem precisa ser compreendida como uma rede complexa de múltiplas competências, habilidades e conteúdos científicos e culturais a serem desenvolvidos, tendo, como meta, um embasamento sólido e aprofundado que vai além de uma mera descrição conceitual.

O currículo foi organizado levando-se em consideração a integração entre aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais da criança e tendo em vista que ela é um ser complexo e indivisível. Os conhecimentos oferecidos para a aprendizagem aproximam-se das práticas sociais e reais e integram-se à lógica de cada área do conhecimento.

O aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas. O conteúdo é desenvolvido dentro de um contexto que lhe dá sentido; baseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade; propõe atividades interativas permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias. Desta forma, o conhecimento se dá de maneira global, significativa e satisfatória.