Gestores da Rede Piedade de Educação encontram-se no Colégio Lourdes

Uma escola em oito lugares: gestores da Rede Piedade de Educação encontram-se no Colégio Lourdes, em Lavras/MG

Um dos preceitos de se trabalhar em rede é a sinergia. O trabalho em conjunto, com a mesma energia e o mesmo foco, acaba sendo um norteador para a construção de uma identidade de rede. Pensando nisso, a Rede Piedade de Educação prioriza, no seu fazer administrativo e pedagógico, a troca de experiências com encontros sistemáticos.

Nos dias 02 e 03 de agosto, encontraram-se, no Colégio Lourdes, em Lavras/MG, diretoras e coordenadores pedagógicos dos colégios da Rede Piedade de Educação. Esta edição do Encontro de Gestores da Rede Piedade de Educação trouxe como tema “O Gestor da Rede Piedade – Práticas e Princípios Norteadores” com palestras, dinâmicas e muita troca de experiências.

Encontros como esse evidenciam a frase dita por um professor “não somos 8 escolas em 8 lugares, somos uma escola em 8 lugares”. A citação foi recordada por Madre Teresa Cristina Leite, superiora da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, que falou aos presentes sobre a força da tradição da Rede e da presença forte do espírito de acolhida, de crescimento, de investimento e de inovação. “É possível perceber o avanço e as melhorias em todas as unidades”, comentou referindo-se aos relatos sobre as práticas e ações discorridas pelos palestrantes. “Estamos unidos e isso faz a diferença”, conclui.

Segundo Irmã Domingas, vice-diretora do Colégio Lourdes, foram dias repletos de muito aprendizado, estreitamentos de laços, de alinhamento de metas, embasamento filosófico, mas, principalmente, de um contínuo compartilhar de experiências.

Durante o evento, os gestores foram visitar os idosos atendidos pela obra Social “Lar Augusto Silva”. São cerca de 100 idosos cuidados pelas Irmãs e seus colaboradores.

Dentre as temáticas tratadas no encontro, assuntos como o relacionamento escola, estudantes e famílias, a gestão do corpo docente e dos funcionários e administração escolar foram apresentados com apoio em teoria e prática, exemplos e até dinâmicas com os participantes. A maioria das colocações ficou a cargo das pedagogas Márcia Helena E. Sá Nogueira e Roberta Carpintéro Fraga, Coordenadoras Pedagógicas do Instituto Nossa Senhora da Piedade Jacarepaguá e Flamengo, respectivamente. Nos quesitos relacionados aos princípios filosóficos que norteiam os gestores da Rede Piedade e à visão sistêmica administrativa, Madre Teresa Cristina Leite e Irmã Márcia Santiago foram as palestrantes.

Ao final do evento, a proposta para o próximo encontro foi para que coordenadoras e coordenadores de outras unidades preparem e compartilhem suas experiências e, assim, educadores seguem tecendo a Rede Piedade de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *