126 ANOS DE CIANSP

No dia 28 de agosto, o Colégio esteve reunido para celebrar os 126 anos de dedicação, carinho e afeto em prol da educação e trabalho social das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

Junto á comemoração, celebramos também o início do processo de beatificação do fundador, Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, compreendendo um pouco de seu trabalho de amor, abençoado pelas mãos de Nossa Senhora da Piedade.

Gestores da Rede Piedade de Educação encontram-se no Colégio Lourdes

Uma escola em oito lugares: gestores da Rede Piedade de Educação encontram-se no Colégio Lourdes, em Lavras/MG

Um dos preceitos de se trabalhar em rede é a sinergia. O trabalho em conjunto, com a mesma energia e o mesmo foco, acaba sendo um norteador para a construção de uma identidade de rede. Pensando nisso, a Rede Piedade de Educação prioriza, no seu fazer administrativo e pedagógico, a troca de experiências com encontros sistemáticos.

Nos dias 02 e 03 de agosto, encontraram-se, no Colégio Lourdes, em Lavras/MG, diretoras e coordenadores pedagógicos dos colégios da Rede Piedade de Educação. Esta edição do Encontro de Gestores da Rede Piedade de Educação trouxe como tema “O Gestor da Rede Piedade – Práticas e Princípios Norteadores” com palestras, dinâmicas e muita troca de experiências.

Encontros como esse evidenciam a frase dita por um professor “não somos 8 escolas em 8 lugares, somos uma escola em 8 lugares”. A citação foi recordada por Madre Teresa Cristina Leite, superiora da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, que falou aos presentes sobre a força da tradição da Rede e da presença forte do espírito de acolhida, de crescimento, de investimento e de inovação. “É possível perceber o avanço e as melhorias em todas as unidades”, comentou referindo-se aos relatos sobre as práticas e ações discorridas pelos palestrantes. “Estamos unidos e isso faz a diferença”, conclui.

Segundo Irmã Domingas, vice-diretora do Colégio Lourdes, foram dias repletos de muito aprendizado, estreitamentos de laços, de alinhamento de metas, embasamento filosófico, mas, principalmente, de um contínuo compartilhar de experiências.

Durante o evento, os gestores foram visitar os idosos atendidos pela obra Social “Lar Augusto Silva”. São cerca de 100 idosos cuidados pelas Irmãs e seus colaboradores.

Dentre as temáticas tratadas no encontro, assuntos como o relacionamento escola, estudantes e famílias, a gestão do corpo docente e dos funcionários e administração escolar foram apresentados com apoio em teoria e prática, exemplos e até dinâmicas com os participantes. A maioria das colocações ficou a cargo das pedagogas Márcia Helena E. Sá Nogueira e Roberta Carpintéro Fraga, Coordenadoras Pedagógicas do Instituto Nossa Senhora da Piedade Jacarepaguá e Flamengo, respectivamente. Nos quesitos relacionados aos princípios filosóficos que norteiam os gestores da Rede Piedade e à visão sistêmica administrativa, Madre Teresa Cristina Leite e Irmã Márcia Santiago foram as palestrantes.

Ao final do evento, a proposta para o próximo encontro foi para que coordenadoras e coordenadores de outras unidades preparem e compartilhem suas experiências e, assim, educadores seguem tecendo a Rede Piedade de Educação.

Colégio Lourdes enfatiza atendimento de excelência e dia de formação com educadores

A Tarde de Treinamento do sábado, 18/08, deixou gestores e colaboradores do Colégio Nossa Senhora de Lourdes ainda mais motivados a planejar o ano letivo de 2019 e se fortalecerem enquanto educadores que fazem a diferença. Abordando a temática “Atendimento ao cliente em escola: Todos o tempo todo”, o Relações Públicas José Alessandro de Oliveira, abordou o assunto de maneira leve, descontraída e competente, proporcionando momento inesquecíveis aos presentes.
O workshop foi desenvolvido especialmente para professores e funcionários na forma de uma oficina teórico-prática sobre o bom atendimento gerador de satisfação. Os profissionais que participaram puderam descobrir de forma lúdica e prática como ampliar a satisfação através do atendimento competente. Desta forma, a qualificação dos serviços escolares pode, e deve, começar pelo atendimento.
Iniciando o trabalho com uma enquete teatral tratando algumas peculiaridades do bom atendimento com bom humor, ficou comprovado que a mente bem humorada irriga-se e está pronta para o plantio. Logo em seguida, um amplo estudo sobre o que o palestrante denomina como os 3 Segredos de Ouro do Marketing Educacional, entre outros temas correlatos e relevantes, foram expostos e vivenciados pelos educadores do Colégio Lourdes. Dinâmicas teatrais também foram usadas para evidenciar alguns aspectos colocando a plateia para se exercitar e perceber a importância da expressão corporal e da visão sistêmica no processo de comunicação.
Enquanto responsável pela consultoria de marketing dos Colégios da Rede Piedade de Educação, José também enfatizou a relevância da qualidade no atendimento para a prestação de serviços e para o cumprimento da missão de excelência, próprias da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.
Segundo a vice-diretora, Irmã Domingas, o envolvimento dos participantes e a sinergia criada entre eles foi muito satisfatória. “Desta forma, a ‘semente boa’ continuará a ser plantada em ‘terra abençoada’ e confiantes, acreditamos que a mesma brotará no coração de nossos estudantes, de suas famílias e de toda a comunidade que se beneficiará da educação de excelência ofertada pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes”, relata Irmã Domingas.